sábado, dezembro 14, 2013

35.000 CASAS AINDA SEM ELECTRICIDADE EM ISRAEL DEVIDO AO INTENSO NEVÃO

A neve continua a acumular-se em Jerusalém e no norte do país. Como resultado daquele que é considerado o "maior nevão em décadas", cerca de 35 mil casas continuam sem electricidade, sendo 12.900 na capital (Jerusalém), 7 mil no norte e 2 mil no centro e no sul do país, além de mais alguns milhares mais na Samaria.
Em Jerusalém a neve atingiu 40 cms de altura, enquanto nos Montes Golan chegou aos 60 cms.
Apesar de 2.000 funcionários dos serviços de electricidade estarem já em plena actividade, crê-se que a normalidade só regressará daqui a bastante tempo ainda.
O primeiro-ministro Netanyahu reuniu-se com vários responsáveis para análise e acompanhamento da situação que já causou as duas primeiras vítimas mortais, tendo afirmado que "a primeira tarefa é salvar vidas ao mesmo tempo que rastrear a situação de idosos que necessitem de acompanhamento e abrir as vias para todos essas localidades onde ainda não há electricidade, além da preparação para as enchentes."

As forças de defesa de Israel têm estado também activas, providenciando abrigo e alimentação para os mais necessitados, ajudando também na evacuação de pessoas bloqueadas pela neve.
Um bébé morreu em Lod devido ao incêndio causado pelo aquecedor que ficou ligado perto do seu berço. Noutra localidade, um homem caiu de uma escada quando tentava subir ao telhado de sua casa para limpar a neve, tendo morte imediata.

O grande desafio tem agora sido conseguir chegar às povoações isoladas pela neve à volta de Jerusalém e de Safed. Além da neve nas estradas, há também inúmeras árvores derrubadas que impedem a circulação dos veículos que tentam chegar a estas localidades.
Dezenas de pessoas têm dado entrada no Hospital Hadassah Ein Kerem, em Jerusalém.
Prevê-se que o nevão comece a abrandar por volta do meio-dia, mas ainda se prevê a queda de neve em Jerusalém e até no próprio deserto do Negueve, no sul do país.

Shalom, Israel!

Sem comentários: