terça-feira, janeiro 28, 2014

"NEM TODAS AS VÍTIMAS ERAM JUDEUS, MAS TODOS OS JUDEUS FORAM VÍTIMAS" - ELIE WIESEL

Elie Wiesel, laureado com o prémio Nobel para a Paz em 1986 e um dos mais famosos sobreviventes do Holocausto, afirmou ontem durante a comemoração do "Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto" que "os anti-semitas já não têm vergonha de o ser."
Wiesel deveria ser o primeiro a falar ontem em Auschwitz durante as cerimónias ali realizadas, mas razões pessoais impediram-no de ir. Foi ali que como criança ele viu todos os seus familiares perderem a vida, sendo o único a conseguir sobreviver ao terror nazi.
Abordando a questão do crescente anti-semitismo actual, Elie Wiesel afirmou: "O Holocausto é um acontecimento único, mas tem um significado universal que deve ser incessantemente memorizado." 
Elie Wiesel tem partilhado o seu espanto pelo silêncio à volta da guerra civil na Síria que já provocou cerca de 150.000 mortos, muitos deles crianças e velhos.
"Infelizmente, o anti-semitismo ainda existe. Tem estado vivo ao longo de 2 mil anos e parece que continuará a viver. Eu pensava que a memória do Holocausto envergonharia aqueles que se arrogam de opiniões anti-semitas. Estava errado. Ele ainda existe em variados países e parece que as pessoas já não têm qualquer pudor em serem anti-semitas" - acrescentou Wiesel.
Wiesel afirmou ainda que a memória do Holocausto é a única forma de salvar o mundo de um outro desastre: "Existem anti-semitas que são só anti-Israel. Cheguei a pensar que o anti-semitismo tinha acabado. Hoje é claro que ele nunca vai acabar. Pode por vezes enfraquecer, mas continuará existindo, porque em vários países já não é vergonha ser-se anti-semita. Devemos lembrar-nos que o anti-semitismo conduziu a Auschwitz. Sem anti-semitismo não teria havido Auschwitz."
"Para mim é bem claro que não se pode ser judeu sem Israel" - continuou Wiesel - "Religioso ou não, sionista ou não, askenazi ou sefardita - todos estes não existirão sem Israel. A existência do estado é o oxigénio da imagem e das ideias do novo anti-semitismo."
Que nunca mais se repita!
Shalom, Israel!

Sem comentários: