quinta-feira, março 27, 2014

CHEFE DO VATICANO CONFIRMA VISITA A JERUSALÉM

O Chefe supremo da Igreja Católica Romana, papa Francisco I, confirmou que irá a Jerusalém durante a sua digressão pela "Terra Santa", e que irá orar com o patriarca Bartolomeu, chefe supremo da Igreja Ortodoxa Oriental, no próximo dia 25 de Maio.
As orações conjuntas entre os dois líderes religiosos terão lugar no dia 25 de Maio, dentro da Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.
Os dois líderes religiosos deverão assinar uma "declaração conjunta" durante este encontro que irá assinalar os 50 anos da visita do antecessor chefe do Vaticano, Paulo VI, a Israel, em conjunto com o patriarca ortodoxo Atenágoras, no ano de 1965.
O programa da visita papal foi hoje revelado, e inclui a ida à Jordânia, a Jerusalém e aos territórios sob administração palestiniana. Francisco I também se encontrará com refugiados palestinianos e sírios, e visitará ainda o Museu do Holocausto. Na manhã de 26 de Maio Francisco I fará a sua visita ao Muro Ocidental (Muro das Lamentações), prevendo-se ainda que suba ao Monte do Templo, tenha audiências privadas com o presidente e o primeiro-ministro de Israel, e encontros com dois dos principais rabinos de Israel...
A viagem iniciar-se-à na Jordânia, onde será realizada uma missa para 25 mil pessoas no maior estádio de Aman, e prosseguirá com um encontro com o rei Abdullah II da Jordânia e sua esposa Rania, seguindo-se uma visita ao local do baptismo de Jesus no Rio Jordão (do lado jordano).
Francisco I deslocar-se-à de helicóptero a Belém, onde celebrará uma missa na praça da manjedoura, visitando de seguida a Igreja da Natividade. 

OBAMA VISITA FRANCISCO I
Hoje mesmo, pela manhã, Francisco I recebeu o presidente norte-americano Barack Obama na sede do Vaticano, em Roma, tendo ambos concordado num "compromisso comum" para erradicar o tráfico humano.
Francisco e Obama, que hoje se encontraram pessoalmente pela primeira vez, sublinharam também a necessidade de se respeitar a lei internacional em zonas de conflito à volta do mundo. Os dois líderes apelaram à urgência em se conseguir "uma solução negociada entre as partes envolvidas" nos conflitos à volta do mundo - anunciou uma fonte do Vaticano.
Logo no início da sua visita Obama declarou ser um "grande admirador" de Francisco I, percebendo-se logo aí a jogada política de Obama para conquistar o apoio dos católicos norte-americanos...
Shalom, Israel!


1 comentário:

Anónimo disse...

Obama é mais um que cairá em desgraça e logo.

Fabiana