terça-feira, março 25, 2014

ISRAEL E TURQUIA À BEIRA DA RECONCILIAÇÃO

O primeiro ministro turco Bulent Arinç anunciou hoje que está em marcha um acordo com Israel relativo à compensação que o estado judaico irá pagar pelas vítimas do assalto ao barco Mavi Marmara, que na altura tentou entrar na Faixa de Gaza, na famosa "flotilha da paz", violando as águas territoriais de Israel.
Segundo o líder turco, o acordo será provavelmente assinado logo após as eleições municipais na Turquia do próximo Domingo 30 de Março, possibilitando assim o restabelecimento dos laços diplomáticos entre os dois países.
Logo que os termos do acordo sejam concluídos, o parlamento turco avaliará o documento e, após aprovação, terá lugar a imediata atribuição de embaixadores nos respectivos países que outrora desfrutaram de cordiais relações.
Durante o raid israelita ao navio em Maio de 2010, 9 militantes turcos foram mortos pelas forças especiais israelitas que, ao entrarem no barco, foram ameaçadas com armas, espancadas e esfaqueadas. Mas, como sempre acontece, Israel foi logo o "bode expiatório", conseguindo o governo turco de Erdogan mover uma campanha internacional contra o estado judaico.
NAVIO "MARMARA" CHEGANDO A ISRAEL
As negociações entre os dois estados iniciaram-se há um ano atrás, iniciando-se com um pedido formal de desculpas à Turquia pelo estado de Israel. Não se sabe ao certo qual o valor com que Israel compensará os turcos, sabendo-se apenas que o primeiro-ministro Netanyahu rejeitou uma proposta turca inicial de 20 milhões de dólares.
Como sempre, mesmo usando do seu direito à legítima defesa, Israel acaba sempre por pagar caro para conseguir a paz com os seus vizinhos, mesmo que isso signifique uma tremenda injustiça, como é o caso...
Shalom, Israel!

1 comentário:

Anónimo disse...

Isso é uma brincadeira...

Eu não sei o que deu no governo israelense, pagar em troca de reconciliação.Esse pagamento é reconhecimento de que Israel errou e cometeu algum crime isso sim.

Quanto a Turquia, bem já sabemos o que esperar.

Fabiana Leite