segunda-feira, março 03, 2014

NETANYAHU EM VISITA AOS EUA





A meio das conturbadas negociações patrocinadas pelos EUA entre israelitas e palestinianos para se alcançar um entendimento, o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu deslocou-se com a sua esposa Sara a Washington para um encontro com o presidente norte-americano Barack Obama.
Não se esperam no entanto grandes novidades sobre este encontro. As expectativas norte-americanas em relação a algum avanço são até mornas.
Usando uma linguagem já clássica, Netanyahu respondeu à pergunta feita por um jornalista à chegada ao aeroporto da capital norte-americana, afirmando que "são precisos 3 para dançar o tango" no que concerne às questões do Médio Oriente: "O tango no Médio oriente requer pelo menos 3. Durante vários anos havia apenas 2: Israel e os EUA. Agora é necessário ver se os palestinianos estarão também presentes" - declarou Netanyahu.
"De qualquer forma," - continuou Netanyahu - "para que consigamos um entendimento, temos de preservar os nossos interesses vitais. Tenho provado que o faço diante de todas as pressões e turbulências, e continuarei a fazê-lo aqui também."
Como se sabe, as relações entre os dois líderes nunca foram simpáticas.
Vejamos o que este encontro irá produzir, se é que alguma coisa boa se possa esperar de Washington em questões do Médio Oriente...
Shalom, Israel!

Sem comentários: