sexta-feira, dezembro 18, 2015

INSCRIÇÃO ARAMAICA COM 1.500 ANOS DESCOBERTA NO LOCAL ONDE JESUS EXPULSOU 2 MIL DEMÓNIOS

Os arqueólogos israelitas anunciaram ontem a descoberta junto ao Mar da Galiléia de uma placa de mármore com cerca de 1.500 anos onde se vê uma inscrição de significado religioso, em aramaico, mas escrita com letras hebraicas, sugerindo que o local seria uma comunidade judaica ou judaico-cristã.
Esta placa de mármore com 59 polegadas foi encontrada em Kursi, o local onde se crê Jesus expulsou 2.000 demónios de um homem possesso, um evento conhecido como "o milagre dos porcos."
Segundo os Evangelhos, Jesus libertou um homem possesso de 2 mil demónios, na margem oriental do Mar da Galiléia, tendo os demónios entrado dentro de uma vara de porcos que acabaram por se precipitar nas águas do lago.
Devido ao abaixamento do nível das águas do lago, os arqueólogos puderam examinar áreas que estavam previamente submersas, e que fazem parte daquilo que se crê ter sido uma povoação datada do período bizantino, mais especificamente, do 5º século d.C.
Foi também encontrado aquilo que se crê ter sido um antigo cais.
Duas das palavras até agora decifradas são "amem" e "marmaria", que os arqueólogos dizem poder referir-se a mármore, ou a Maria, mãe de Jesus.
Tal como era comum nas gentes daquela região da Galiléia, crê-se que Jesus também falava aramaico, uma língua semítica semelhante ao hebraico.
"Esta descoberta amplia a crença até agora considerada mito de que esta é a povoação de Kursi, que Jesus visitou, e onde realizou o "milagre dos porcos" - afirmou Michal Artzi, da Universidade de Haifa. 
Os arqueólogos acreditam que esta placa é a primeira do género até agora encontrada em Israel e que teria sido especificamente encomendada da Grécia. 
"Ela consiste de 8 linhas, e normalmente não se encontram tantas palavras hebraicas gravadas em pedra" - afirmou Artzi, acrescentando: "A idéia é a de que seja quem fosse a pessoa a quem a mesma teria sido dedicada, tinha certamente uma grande influência na população local. Não há outra dedicatória tão detalhada...entre as descobertas arqueológicas feitas em Israel até agora."
Artzi informou que a placa foi encontrada num compartimento interior daquilo que parece ter sido uma sinagoga.

Shalom, Israel!

Sem comentários: