terça-feira, fevereiro 23, 2016

MANUSCRITOS DO MAR MORTO VÃO SER DIGITALIZADOS

Cientistas e peritos israelitas e alemães juntaram-se para um novo e fascinante projecto que permitirá um mais profundo estudo e conhecimento dos manuscritos descobertos em 1947 nas grutas de Qumran, junto ao Mar Morto, e que se tornaram numa das mais aclamadas descobertas arqueológicas do século 20.
Cientistas informáticos e peritos nos manuscritos do Mar Morto estão agora decididos a iniciar um novo projecto através do qual irão instalar os manuscritos num ambiente digital especializado. 
Isso permitirá que se façam estudos mais aprofundados do conteúdos dos manuscritos, análises e perspectivas mais inovadoras dos antigos manuscritos, quase 70 anos depois da sua descoberta nas grutas de Qumran.
Este novo projecto desenvolverá ferramentas digitais avançadas que ajudarão a identificar ligações entre os milhares de minúsculos fragmentos e manuscritos encontrados. A ideia é criar um ambiente dinâmico de trabalho virtual que possibilitará a produção e publicação de uma nova geração de edições digitais dos manuscritos, passíveis de constante actualização.
Os leitores poderão dessa forma ter acesso aos textos originais dos manuscritos, actualizar traduções, criar imagens em alta resolução, entradas para dicionários e textos paralelos.
Este projecto permitirá que pesquisadores e estudiosos do mundo inteiro possam trabalhar juntos e simultaneamente num espaço virtual. 
Esta parceria conjunta de universidades e instituições alemãs e israelitas recebeu um investimento de 1,6 milhões de euros do programa de cooperação germano-israelita.

Shalom, Israel!

Sem comentários: