segunda-feira, março 14, 2016

RARÍSSIMA MOEDA ROMANA DESCOBERTA EM ISRAEL

Uma mulher israelita que fazia caminhadas na Galiléia descobriu uma raríssima moeda em ouro, com cerca de 2 mil anos, havendo apenas um outro exemplar semelhante no mundo. 
A moeda é do ano 107 d.C. e tem cunhada a imagem do imperador romano Augusto, e foi desenterrada por Laurie Rimon, uma residente do kibbutz Kfar Blum, no Norte de Israel.
Rimon entregou este valiosíssimo achado à Autoridade das Antiguidades de Israel, que posteriormente a premiará com um certificado de apreciação por boa cidadania.
Só existe uma outra moeda semelhante a esta, patente na exposição do Museu Britânico. Segundo a Autoridade das Antiguidades de Israel, estas moedas fazem parte de uma série de moedas nostálgicas que o imperador Trajano mandou cunhar em dedicação aos imperadores que o precederam em Roma.
Rimon fez a descoberta quando o grupo de caminhantes chegou a um sítio arqueológico. Notando que uma coisa brilhava no meio das ervas, Rimon pegou no objecto e logo reconheceu que se tratava de uma antiga moeda de ouro.
A atitude filantrópica de Rimon em entregar a moeda às autoridades foi muito aplaudida e elogiada, tendo sido usada como incentivo a outros que tenham uma experiência semelhante.
A moeda pode pertencer à época da famosa rebelião judaica liderada por Bar Kochba, podendo reflectir a presença do exército romano na região há cerca de 2 mil anos.
No reverso da moeda, podem-se ver os símbolos das legiões romanas próximos ao nome do governador Trajano, e na face principal da moeda, em vez da imagem do imperador Trajano, como era habitual, encontra-se a figura do imperador "Augusto Deificado."

Shalom, Israel!

Sem comentários: