sábado, abril 16, 2016

APESAR DA PRESSÃO INTERNACIONAL, ISRAEL NÃO CEDERÁ OS MONTES GOLAN À SÍRIA

O gabinete do governo de Israel irá amanhã ter a sua reunião semanal numa localidade situada nos Montes Golan, afirmando dessa forma o seu direito àquele território tão arduamente reconquistado à Síria na Guerra dos Seis Dias, em Junho de 1967.
Esta preocupação estratégica de Israel tem certamente a ver com os rumores que estão circulando de que um acordo a nível das grandes potências com a Síria incluiria uma exigência para que Israel devolvesse os territórios dos Montes Golan à Síria.
É a primeira vez na História de Israel que o gabinete presidencial se reúne nos Golan, dando a entender claramente a determinação israelita em nunca ceder esta região estratégica, não obstante a crescente pressão internacional.

ACORDO COM A SÍRIA PREJUDICARIA ISRAEL
Segundo reportou ontem o "Canal 2" da TV israelita, a primeira cláusula de um acordo visando o fim da guerra civil na Síria especifica que os Montes Golan são território sírio, e como tal terão de ser devolvidos àquele país inimigo de Israel. Este acordo teve o apoio dos EUA, da Rússia e de outras potências mundiais.
Israel incluiu oficialmente aquela região no seu território no ano de 1981. 
Segundo relatos da TV, o primeiro-ministro Netanyahu terá discutido o assunto com o secretário de estado norte-americano John Kerry, e irá fazer o mesmo durante a sua próxima visita à Rússia, na semana que vem, quando se reunirá com o presidente Vladimir Putin.
Netanyahu terá sido bem claro com Kerry, ao afirmar-lhe que Israel nunca cederá os dois terços de território "exigidos" pela Síria, e que tudo fará para que tal ideia nunca seja incluída num acordo final com a Síria.

Shalom, Israel!

1 comentário:

olga disse...

Está correto o primeiro ministro de Israel Netanyahu... Afinal, Israel não é terra de ninguém que qualquer um decide seu destino. Israel é uma nação livre e democrática.
É interessante como a maioria dos países inimigos de Israel não têm paz, precisam culpar alguém por isto. Até os Estados Unidos podem ceder suas terras para estes países. Sabe o que acontece? O que está acontecendo... Os Estadios Unidos deixará de existir como nação democrática, tornando-se um perigo para todos!
Que Israel não deixe de ser o que é... Uma benção para todas as nações!