terça-feira, outubro 04, 2016

MAIS UM JUDEU LAUREADO COM O PRÉMIO NOBEL PARA A FÍSICA

J. Michael Kosterlitz, um dos 3 agraciados esta manhã com o prémio Nobel para a Física, é filho de judeus alemães fugidos da Alemanha para a Inglaterra em 1934.
Juntamente com os físicos britânicos David Thouless e Duncan Haldane, Michael Kosterlitz foi esta manhã galardoado com esta alta distinção, pela revelação dos segredos da matéria exótica. Segundo o júri, "Os laureados deste ano abriram a porta a um mundo desconhecido onde a matéria pode assumir estados estranhos. Eles fizeram uso de avançados métodos matemáticos para estudarem fases ou estados anormais da matéria, tal como os super-condutores, os super-fluídos ou os super-finos filmes magnéticos."
"Graças ao seu trabalho pioneiro, o próximo passo nesta busca é encontrar novas e exóticas fases da matéria."
Os galardoados irão receber entre eles a quantia de 834.000 euros.
Kosterlitz é filho directo de judeus alemães, tendo o seu pai, Hans Walter Kosterlitz, sido um pioneiro na bio-química. Depois de em 1934 ter sido barrado do seu trabalho, em Berlim, pela ascensão do nazismo, Hans Walter fugiu para a Escócia, tendo posteriormente conseguido levar para junto de si a sua mãe, seu irmão, e sua futura esposa Hannah.

Shalom, Israel!

Sem comentários: