sexta-feira, janeiro 27, 2017

"O ANTI-SEMITISMO ESTÁ VIVO E BEM ACTIVO" - DECLAROU ANTÓNIO GUTERRES NA ASSEMBLEIA GERAL DA ONU

Comemora-se hoje o "Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto".
A ONU realizou uma cerimónia especial para comemorar este dia dedicado à memória do Holocausto na Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque. Um grande número de personalidades internacionais falou nesta reunião, incluindo Noah Kleiger, sobrevivente do Holocausto, e o actual secretário-geral da ONU, o português António Guterres.
Segundo Guterres, o Holocausto é "o ápice daquilo que hoje definimos como anti-semitismo. O anti-semitismo está sempre desejoso de regressar, e senhoras e senhores, ele já voltou. Os judeus estão hoje enfrentando uma situação de perda. O anti-semitismo está vivo e bem activo. Ainda vemos os efeitos do Holocausto, a tentativa para reescrever a História" - afirmou Guterres, acrescentando que "o ódio que começa com os judeus nunca acaba nos judeus. Precisamos de investir em educação, precisamos de fazer mais para proteger os direitos humanos. Estarei nas linhas da frente na luta contra o anti-semitismo. A melhor forma de respeitar as vítimas do Holocausto é lutar contra o anti-semitismo, e assegurar-nos de que as vítimas nunca sejam esquecidas."
Guterres afirmou ainda: "Será um erro perigoso pensar-se que o Holocausto é o resultado da insanidade de um grupo de criminosos nazis. Exactamente o contrário. O Holocausto foi o pináculo da criação de mil anos de ódio e descriminação contra os judeus. A História continua a avançar, mas o anti-semitismo continua a recuar. Há uma nova tendência para pessoas reescreverem a História do Holocausto."
 
NOAH KLEIGER, SOBREVIVENTE DO HOLOCAUSTO
O momento alto desta comemoração foi sem dúvida a intervenção do sobrevivente do Holocausto Noah Kleiger, que testemunhou: "Quando eu estava em Auschwitz, tinha 3 sonhos: sobreviver àquele inferno, contar ao maior número possível de pessoas aquilo que os nazis fizeram aos judeus, e ajudar os judeus a se instalarem na terra de onde foram expulsos. Os meus sonhos tornaram-se realidade, e Israel - o lar histórico da nação judaica - ressuscitou."
 
HOJE MESMO ESTIVEMOS NO MUSEU DO HOLOCAUSTO, EM JERUSALÉM
Por "coincidência" do programa, o nosso grupo de pastores passou esta manhã cerca de duas horas a visitar o Yad Vashem - Museu do Holocausto - na Cidade de Jerusalém, capital de Israel.
Este museu é dedicado à História do surgimento e desenvolvimento do nazismo nas suas perversas vertentes: a segregação dos judeus na Europa, a criação dos guetos, e a "solução final", levando a que cerca de 6 milhões de judeus fossem assassinados pelo único "crime" de serem judeus...
Desde o coração de Jerusalém, clamo com todas as minhas forças: que nunca mais se repita!
 
Shalom, Israel!
 

4 comentários:

olga disse...

Muito emocionante o depoimento deste senhor sobrevivente do Holocausto... Ele teve o privilégio de sobreviver e ver seus sonhos realizados. Infelizmente, a maioria dos sobreviventes do Holocausto estão morrendo... São a memória viva deste tempo sombrio da humanidade, por isso que eventos como este realizado na ONU e, em várias partes do mundo, como aqui no Brasil, são tão importantes!
Quando eu era adolescente três coisas me fizeram conhecer o Holocausto e a História de Israel: Um professor de História que relatava de forma emocionante o que foi a segunda Guerra Mundial, o Nazismo, etc, o livro "O diário de Anne Frank" e um filme de 1981 "A Onda"... Enfim, a educação, a cultura, a religião são instrumentos poderosos para o bem ou para o mal depende da forma como são utilizados... Infelizmente, ultimamente devido a ideologia reinante no mundo, estamos assistindo a volta do antissemitismo, inclusive, em organizações da ONU como a UNESCO... Cabe a todos nós não deixarmos apagar esta chama tanto em nome dos mortos quanto em nome dos vivos... Como disse o atual secretário geral da ONU Antonio Guterres "o ódio que começa com os judeus nunca acaba nos judeus."
Shalom Israel!
Olga

bernadet disse...

"Desde o coração de Jerusalém, clamo com todas as minhas forças: que nunca mais se repita!"

Amém!

bernadet disse...

"Desde o coração de Jerusalém, clamo com todas as minhas forças: que nunca mais se repita!"

Amém

Victor Nunes disse...

Desta vez o Senhor dos Exércitos vai pelejar por Israel...