quinta-feira, novembro 23, 2017

VASTA MAIORIA DOS ÁRABES ISRAELITAS TÊM ORGULHO EM SER "ISRAELITAS"

73 por cento dos árabes israelitas "sentem pertencer" ao estado judaico. 
Para além desta percentagem acima, 60% sentem "orgulho" de ser israelitas.
Este é pelo menos o resultado de uma nova sondagem conduzida pelo diário "Israel Hayom" encomendada pelo "Instituto de Pesquisas Nova Onda."
Cerca de dois terços dos inquiridos declararam-se não religiosos. 35% consideram-se religiosos. Quase metade das pessoas questionadas - 46% - consideram-se árabes israelitas, 42% como árabes palestinianos e apenas 3% se consideram simplesmente israelitas.
Cerca de 73% consideram que o conflito israelo-árabe tem a ver com terras, enquanto 19 % acham que se deve a questões religiosas.
Um total de 60% declararam estar "muito orgulhosos", ou "razoavelmente orgulhosos" por serem israelitas. 37% afirmaram "não estar orgulhosos."
A maioria dos árabes israelitas interrogados alegaram acreditar que os judeus têm laços históricos e religiosos a Israel. O desejo generalizado deles (82%), é de não viverem sob soberania palestiniana. Apenas 14% demonstraram esse desejo.
Este inquérito envolveu 426 israelitas árabes maiores de 18 anos.
Este novo inquérito corresponde aos resultados dos anteriores. Cerca de 20% dos habitantes de Israel são árabes. 
Todos quantos vivem em Israel sabem bem que os árabes têm emprego e recebem serviços em todos os departamentos do estado. Eles estudam em todas as universidades de Israel, incluindo a Universidade Ariel, na Samaria, e trabalham como juízes, médicos, oficiais do exército e parlamentares.
Obviamente que têm uma boa razão para se orgulharem de ser israelitas...

Shalom, Israel!

Sem comentários: